O Autoconhecimento e a Iluminação no Espiritismo

Por: Ryath (Inspirado por Marcelinho)

No Livro dos Espíritos, o espirito de Santo Agostinho, o santo filósofo, ele ensinou que a melhor forma de fazer uma reforma íntima é o autoconhecimento.
Santo Agostinho contribuiu com o Misticismo, que é a união do homem com Deus, e buscava unir a filosofia cristã com a grega, e essa também é uma ação que o Espiritismo faz, unem o Cristianismo com o pensamento de Sócrates e Platão.
Santo Agostinho foi talvez o filosofo cristão mais importante, ou mais influente em sua na época medieval.
Sócrates e Platão buscavam o autoconhecimento e ensinavam uma moral e uma ética, além de falarem na vida após a morte.
O Espiritismo tem ensinamentos de uma moral e uma ética Cristã, sem esquecer dos dois grandes pensadores, Sócrates e Platão.
Nós podemos buscar a transformação em nossa vida, uma mudança para melhor do ponto de vista espiritual, os desafios diários da vida nos faz ter mudanças, e assim nos modificarmos.
A vida nos traz problemas, sofrimentos, dificuldades, incômodos, perturbações e etc. e mudando conseguimos nos libertar delas, ou lidar melhor com elas.
A Psicologia Cognitiva faz isso, propõe mudanças de comportamento.
Essas transformações trazem a evolução espiritual, são também uma reforma íntima.
Nós evoluímos quando nos transformamos, mas também, e muito mais, quando nós temos o autoconhecimento. 
Autoconhecimento é algo simples de entender, que é aprender coisas que não sabemos sobre nós mesmos, e muitas técnicas despertam esse aprendizado.
Mas para deixar a coisa mais complexa, todas as informações sobre nós mesmos existem dentro de nós, mas nós não as conhecemos, pois estão na parte inconsciente de nossa mente, e aprender sobre elas é muda-las de lugar, deixa-las na parte consciente.
Consciente e inconsciente são coisas aprendidas na Psicologia, e existe a Psicologia Espirita.
Joana de Angelis é um espirito que ensina muito sobre Psicologia, e ajuda na reforma íntima das pessoas. 
Existem muitas técnicas de autoconhecimento também.
O Espiritismo fala demais na moral cristã, mas poderiam usar mais técnicas de autoconhecimento, como exercícios como a meditação, e existem muitas técnicas delas.
Existe uma técnica que encaixaria muito bem no Espiritismo, que busca ensinar o amor, que é a meditação dos dois corações.
Mas outras técnicas também seriam muito bem vistas.
O passe pode ser usado também para o autoconhecimento.
A caridade e o perdão também trazem autoconhecimento.
O amor também, e o autoconhecimento aumenta nossa capacidade de amar.
Existem estágios de autoconhecimento que todos passam, e um estágio que muitas religiões falam, chamada de iluminação, Nirvana, Ascensão, santidade e etc. é quando atingimos um nível tão grande de amor, que nos tornamos continuamente, imensamente felizes, pois isso traz sentimentos maravilhosos.
Nós podemos atingir esse nível, e é o autoconhecimento que faz isso.
Aqui no site temos ensinamentos e práticas intuídas por mentores espirituais para conseguir isso, com a Lei de Atração, o desapego do ego e a o apego aos sentimentos, que são o amor. Abaixo temos um link para isso nesse site, se tu buscas isso em sua vida, não vai se arrepender.

 

Alguns Destaques: